Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

quarta-feira, maio 30

A música ocidental na Idade Média - III

No século IX surgiu um livro intitulado Música Enchiriadis descrevendo a música cantada e/ou tocada em três partes distintas, mas simultâneas: primeiro a melodia, depois uma duplicação da melodia em oitava (por exemplo, soprano com tenor) e, por fim, a terceira voz intermediária, fazendo a duplicação na quarta ou na quinta superior ou inferior. Essa forma de canto harmónico era designada organum, talvez devido ao fato de a voz ser então acompanhada por um órgão, cuja utilização tinha até esse momento sido abolida da música cristã, do mesmo modo que os outros instrumentos, por serem reminiscências da música romana pagã. Porém, essa duplicação trazia seus problemas, e muitas vezes os cantores tinham de encobrir tremendas justaposições com pequenas alterações.

segunda-feira, maio 28

A música ocidental na Idade Média - II

A notação musical foi desenvolvida perto do ano 600 d.C.. O Papa Gregório, o grande, determinou que fossem sistematizadas as variações da escala, ou modo musical, habitualmente usadas na música litúrgica cristã. Identificou-as utilizando as letras do alfabeto, como ainda hoje é feita com a notação moderna das pautas, e deu-lhes um nome a partir de designações gregas antigas já ligadas à diferentes escalas. Estas ficaram conhecidas como modos gregorianos e sobrevivem no cantochão sagrado católico romano. O serviço religioso católico, as completas e as missas solenes realizadas para celebrações da Igreja têm muito do cantochão gregoriano.
Com o decorrer do tempo, os compositores acharam os simples modos gregorianos muito pouco elaborados, desprezando-os por vezes em proveito das escalas diatónicas, formadas por tons e semitons. Agora os tons podiam ser registrados utilizando-se letras, embora nem sempre fosse óbvio se o intervalo de uma para a outra era ascendente ou descendente, sem mencionar o facto de algumas notas terem de ser cantadas mais rapidamente que outras.Alguns músicos, tentando fornecer um máximo de informações acerca da escrita musical, utilizaram sinais de acentuação e letras para identificar a nota de maior duração.

Etiquetas:

domingo, maio 27

O Jazz e a rádio portuguesa -III

Na América, o Jazz impôs-se como a música da moda na década de 1920. Uma série de factores contribuiu para este sucesso. Os novos media (discos e rádio) foram um pilar fundamental. A gravação sonora democratizou a música, tornando-a mais acessível. Libertou, também, as pessoas da obrigatoriedade de ir a um night club para escutar uma Jazz Band, permitindo a escuta em casa, e as vezes que se quisesse, da música da sua preferência[1]. A imprensa reportava o que se passava nas festas da alta sociedade, onde o Jazz, como música da moda, imperava (assim como os excessos de álcool, drogas e sexo), e fazia eco das novas maravilhas de consumo – as telefonias e os gramofones[2]. A rádio foi mais um passo na popularização do Jazz. Era normal que as bandas actuassem ao vivo durante as emissões, sendo estas registadas em disco e emitidas outras vez, noutro horário. Os locais mais remotos, onde os músicos mais famosos não iam, dispunham agora, com a rádio, de um utensílio que lhes dava a possibilidade de estar a par das novidades musicais que se escutavam em New Orleans, Chicago ou New York e contribuindo, dessa forma, para que se formassem bandas locais, que imitavam as das grandes cidades, criando, muitas vezes, novos estilos.
Na Europa, o impacto do Jazz também se fez sentir, associado às mutações socioculturais do pós-guerra, tal como do outro lado do Atlântico. Mesmo com as particularidades político-sociais do velho continente, foram aparecendo bandas e clubes de Jazz, estando a rádio, mais uma vez, na primeira linha da divulgação musical, transmitindo programas que falavam do que se fazia na América.
Definitivamente, o Jazz marcou as primeiras décadas do século XX. No entanto, não deixou de causar controvérsia e gerar polémica entre intelectuais. Este género musical foi considerado como decadente, obsceno, etc. Estas classificações são algo a que a música nova nunca foi alheia. As décadas seguintes veriam surgir novos estilos musicais aos quais se iriam aplicar exactamente os mesmos adjectivos.
[1] A 26 de Fevereiro de 1917, a Original Dixieland Jass Band - uma banda de brancos liderada pelo trompetista Nick LaRocca – efectuou a primeira gravação de música jazz.
[2] Telefonia era um termo usado para definir os receptores radiofónicos (chamados mais tarde apenas de rádios). Os gramofones foram os percursores dos gira-discos eléctricos, que apareceriam na década de 1930.

sexta-feira, maio 25

O Jazz e a rádio portuguesa - II

O termo Jazz apareceu em 1912, e nada tinha a ver com música, sendo uma palavra informal que servia para descrever algo de forma exagerada. Só em 1915 é que passou a referenciar um tipo de música que começava a surgir, nessa época, em Chicago. Embora o Jazz de New Orleans fosse anterior ainda não estava associado a esta denominação.
Este estilo musical remonta à década de 1890, e é um produto genuinamente norte-americano, sendo o resultado da idiossincrasia entre as culturas africana e europeia. Nascido dos blues, das canções de trabalho dos negros norte-americanos, dos espirituais negros protestantes e do ragtime, o Jazz passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX, reinventando-se e dando origem a vários géneros musicais. Uma corrente de pensamento afirma que «o Jazz não é o que se toca, mas sim como se toca».
Dois elementos são absolutamente necessários ao Jazz: o swing e a improvisação. Fazer Jazz significa assumir um risco - o risco de se confrontar com o silêncio e preenchê-lo com um discurso inédito e próprio ou, como afirmava Charles Mingus Jr.[1], «o risco de ser um compositor instantâneo».
O conceito de improvisação, em si, é simples de ser entendido, embora, na prática, sejam necessários anos e anos de dedicação para se executar em tempo real, variações em torno de um tema, uma sequência de acordes, alguns intervalos melódicos, uma tonalidade. As variações têm uma longa tradição na música clássica ocidental: grandes compositores escreveram ciclos de variações, explorando até o limite o potencial de seus temas. Na Renascença era habitual tomar como tema uma canção popular e fazer variações sobre ela. Isto era chamado na Inglaterra de divisions on grounds e na Espanha de diferencias sobre bajos ostinados. Os instrumentistas, que frequentemente eram também compositores, competiam entre si, cada um tentando exceder os rivais em virtuosismo. Tal como as variações, a improvisação não é uma invenção moderna. Bach era um improvisador nato (improvisava fugas, sendo que a fuga é a forma mais estruturada e complexa de toda a música). Se Bach tivesse nascido no século XX, sem dúvida seria um jazzman. Na Renascença já havia o costume de se apresentar peças de carácter improvisado e de forma totalmente livre, denominadas fancies (em inglês) ou fantasias (em castelhano), nas quais o executante dava largas à sua imaginação.
Definir o swing já não é tão fácil. Trata-se de algo que engloba o fraseado, o ritmo e o ataque das notas. O swing não se escreve numa partitura, por mais detalhada e precisa que seja a notação. Uma definição é dada por André Francis, no seu livro Jazz: «tocar com swing, swingar, significa trazer à execução de uma peça um certo estado rítmico que determine a sobreposição de uma tensão e de um relaxamento». Esta é a dialéctica do swing, por assim dizer: dar flexibilidade a um ritmo, dar balanço a uma frase e, no entanto, manter a precisão e preservar a essência da música.
Charles Mingus Jr. caractirizava o swing desta forma: «vamos partir de uma música na qual os tempos estão precisamente definidos. Em seguida delimitamos um "halo", uma pequena região ao redor da posição original de cada nota: a nota, agora, pode cair em qualquer ponto dessa região, a critério do executante»[2]. A música como um todo, portanto, oscila dentro dessas regiões de "incerteza". É importante que o âmbito dessas pequenas regiões não ultrapasse aquele ponto no qual o ritmo deixa de ser swing, para se tornar impreciso.

[1] Charles Mingus Jr. (1922-1979) é considerado o mais influente contrabaixista do jazz moderno.
[2] http://www.publico.clix.pt/coleccoes/jazz/drt.elementos.asp

quarta-feira, maio 23

A música ocidental na Idade Média - I

O cristianismo surgiu como um desenvolvimento do judaísmo. Consequentemente a sua música tem raízes no canto judaico, mas também na música da Grécia clássica que foi assimilada pelo Império Romano.
Quando o imperador Constantino proclamou o cristianismo como religião oficial do Império Romano, no ano 325 d.C., a música litúrgica também foi influenciada por dialectos locais onde a nova fé criava raízes, incorporando elementos de origem tradicional, sagrados e profanos. Não decorreu muito tempo até existirem inúmeras variantes da música de culto cristã.
O Ritual Ambrosiano (chamado depois de Santo Ambrósio, viveu no século IV), que ainda é praticado no Norte da Itália, deu a outros rituais o princípio das antífonas, que são um cantochão entoado sob a forma de responsos, a dois coros, ainda hoje chamados decani e cantoris, nas catedrais e igrejas. Na França havia o Rito Gaulês; na Espanha, a música litúrgica era dominada desde os primórdios do século VIII pelos mouros-cristãos, e em Constantinopla florescia o Ritual Bizantino.

Etiquetas:

domingo, maio 20

O Jazz e a rádio portuguesa -I

O Jazz e a rádio portuguesa
O Jazz e a rádio[1] surgem, praticamente, ao mesmo tempo. São um novo estilo musical e um novo medium para o século XX. Em Portugal, as primeiras referências ao Jazz surgem na imprensa ainda na década de 1920, sendo também nessa década que surgem as primeiras emissoras portuguesas[2].

[1] O termo rádio é aplicado a qualquer tipo de comunicação por ondas electromagnéticas. No entanto é comum o uso deste vocábulo para denominar a actividade radiofónica comercial – a radiodifusão.
[2] As primeiras estações emissoras de radiodifusão sonora em Portugal remontam a Outubro de 1924 - embora se fizessem experiências desde 1914 - mas desde 1906 que a radiodifusão era uma realidade no mundo, existindo, a partir da década de 1910, numerosas estações de radioamador nos Estados Unidos e na Europa, que difundiam discos e notícias.

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 16

4 minutos e 33 segundos de John Cage

John Milton Cage (5 de Setembro de 1912 – 12 de Agosto de 1992) - escritor e compositor – tornou-se célebre em 1955, quando se voltou para outras concepções de música e compôs a peça 4’33”.
A partitura de 4’33” contém três movimentos, em que o músico não deve executar nenhuma nota no instrumento. Após os aplausos, o músico deve colocar-se em posição de execução e permanecer assim durante toda a duração da obra (quatro minutos e trinta e três segundos). A peça não pode ser chamada de silent piece pois a musica que se ouve nos 4,33’’ é o ruído casual dos espectadores e dos músicos.
Aqui pode ser vista uma execução da peça 4’33”, pela Orquestra Sinfónica da BBC.

Etiquetas: ,

quinta-feira, maio 10

Grupos de Musica Antiga III - Ensemble Micrologus

O grupo italiano Ensemble Micrologus dedica-se à música vocal e instrumental da época medieval. O seu repertório inclui tanto música religiosa como profana, que vai desde o século XII até ao século XVI.
Fundado em 1984, o Ensemble Micrologus é composto por Patricia Bovi, Adolfo Broegg, Goffredo Degli Esposti, Ulrich Pfeifer e Grabriele Russo. Todos os seus componentes tinham já vários anos de experiência em música medieva, devido à participação em festas medievais na cidade de Assis, Umbria, Itália.
O Ensemble Micrologus recebeu vários prémios, entre eles o “Diapason d’Or” em 1996 e 1999.

Etiquetas: ,

domingo, maio 6

Grupos de Musica Antiga II – Alla Francesca

O grupo francês de musica antiga Alla Francesca foi fundado em 1989. Inicialmente era dirigido por Pierre Hamon e por Brigitte Lesne, no entanto, esta última abandonou o projecto em 2002. No grupo colabora ainda Emmanuel Bonnardot.
O grupo Alla Francesca é especializado em música medieval e renascentista, que vai desde o repertório dos trovadores de finais do século XI até à polifonia do séculoi XV. Este grupo colabora com o Centre de Musique Médiévale de Paris onde realizam actividades de investigação e ensino.
Os Alla Francesca receberam vários prémios donde se destaca o "Diapason d’or”, em 2000.

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 2

Grupos de Musica Antiga I - Discantus

Discantus é um grupo vocal francês que interpreta musica medieval. Fundado no inicio da década de 1990, é dirigido por Brigitte Lesne, sendo composto, habitualmente, por cinco ou dez vozes femininas, cantando a capella.
O repertório de Discantus é predominantemente religioso, abarcando os primeiros manuscritos gregorianos, de finais do século IX, até ao começo do Renascimento. O destaque nas suas interpretações gregorianas, da musica da ars antiqua, vai para a École de Saint-Martial de Limoges e o Codex Clixtinus.
Catherine Sergent, Lucie Jolivet, Hélène Decarpignies, Anne Guidet, Anne Delafosse-Quentin, Brigitte Le Baron, Caroline Magalhaes, Catherine Schroeder, Christel Boiron, Emmanuelle Gal, Nicole Jolliet, Kyung Hee Han, Anne Marteyn e Birute Liuoryte, foram algumas das artistas que colaboraram com o grupo Discantus.

Etiquetas: ,