Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

domingo, maio 20

O Jazz e a rádio portuguesa -I

O Jazz e a rádio portuguesa
O Jazz e a rádio[1] surgem, praticamente, ao mesmo tempo. São um novo estilo musical e um novo medium para o século XX. Em Portugal, as primeiras referências ao Jazz surgem na imprensa ainda na década de 1920, sendo também nessa década que surgem as primeiras emissoras portuguesas[2].

[1] O termo rádio é aplicado a qualquer tipo de comunicação por ondas electromagnéticas. No entanto é comum o uso deste vocábulo para denominar a actividade radiofónica comercial – a radiodifusão.
[2] As primeiras estações emissoras de radiodifusão sonora em Portugal remontam a Outubro de 1924 - embora se fizessem experiências desde 1914 - mas desde 1906 que a radiodifusão era uma realidade no mundo, existindo, a partir da década de 1910, numerosas estações de radioamador nos Estados Unidos e na Europa, que difundiam discos e notícias.

Etiquetas: ,