Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

domingo, novembro 12

Um registo fantástico da Alia Vox

Ainda sobre a Música Antiga e sobre a editora Alia Vox (Voz Antiga), o texto de hoje é dedicado a uma das edições mais recentes da editora catalã.
Com direcção de Jordi Savall, “Metamorphoses fidei” (Metamorfoses da Fé) tem a participação de “La Capella Reial de Catalunya” e “Hespérion XXI contando, ainda, com a voz de Montserrat Figueras.
Este registo é uma homenagem à mestiçagem musical. O disco está constituído em torno de dois pólos: cristãos velhos - mitologia e misticismo, e cristãos novos - mestiçagem e fervor.


“La Capella Reial de Catalunya” e “Hespérion XXI”

1 Comments:

At 19/11/06 00:35, Anonymous Anónimo said...

Como português que sou, associei imediatamente os termos "cristãos velhos" e "cristãos novos" à classificação que no nosso país foi usada para distinguir os antigos judeus, forçados a converterem-se ao cristianismo para não serem expulsos, dos restantes cristãos. Ora em Espanha não houve essa distinção, que eu saiba. Os judeus foram pura e simplesmente expulsos de Espanha e mais nada. Portanto, neste disco de Jordi Savall e seus companheiros, esta classificação não se aplica. Os "cristãos velhos" serão os espanhóis propriamente ditos e os "cristãos novos" serão os índios e negros convertidos ao cristianismo nas colónias espanholas.

P.S. - Existe na Antena 2 um excelente programa semanal de duas horas dedicado à música antiga. Chama-se "Musica Aeterna", é da responsabilidade de João Chambers, e é transmitido aos sábados das 14 às 16 horas. Infelizmente não está disponível online.

 

Enviar um comentário

<< Home