Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

segunda-feira, outubro 16

Trautonium: o instrumento fascinante de Oskar Sala

A partir de finais do século XIX, a indústria musical desenvolveu-se de várias formas. A música passou a poder ser registada de forma mecânica e escutada posteriormente, a electricidade permitiu que aparececem novos instrumentos ou que instrumentos tipicamente acústicos ganhassem novas sonoridades.
Dos vários instrumentos eléctricos do século XX, o Trautonium é um dos primeiros e um dos mais interessantes. O Trautonium original (houve várias versões posteriores, como o Volkstrautonium, o Rundfunktrautonium, o Mixturtrautonium, etc.) foi construído em 1930, por Friedrich Trautwein (1888-1956), professor de "Acústica Musical" que trabalhava no Rundfunkversuchstelle* de Berlim, Alemanha. Oskar Sala (1910-2002) tornar-se-ia o primeiro instrumentista a tocar publicamente um Trautonium no Festival Of New Music in Berlin.
No site da Erdenklang Musik pode encontrar-se a discografia de Oskar Sala que é composta por três discos : Elektronische Impressionen, Subharmonische Mixturen e My Fascinating Instrument. O site permite a escuta de samplers.

*Rundfunkversuchstelle - «Estação de Testes de Radiodifusão». O Trautonium foi concebido para fazer testes áudio do novo medium do século XX: a Rádio.