Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

terça-feira, novembro 7

Um divulgador da Música Antiga

Um dos nomes unanimemente reconhecidos como expoente máximo da interpretação de Música Antiga é o do catalão Jordi Savall. O site do serviço de música da Fundação Calouste Gulbenkian denomina-o como «instrumentista, director musical e criador de um inconfundível estilo, a sua actividade como intérprete em concertos, professor e investigador, tornam-no num dos principais arquitectos da actual corrente de reavaliação da Música Antiga».
Com a criação dos agrupamentos Hespèrion XXI (1974), La Capella Reial de Catalunya (1987) e Le Concert des Nations (1989), Jordi Savall tinha como objectivo divulgar um repertório que se estende da Idade Média ao século XIX, tornando-a menos elitista. Jordi Savall recebeu numerosos prémios internacionais de música e gravou mais de cem álbuns, tendo criado a sua própria etiqueta em 1998 - a Alia Vox - que tem direitos exclusivos de edição sobre todas as suas produções.