Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

domingo, junho 22

Uma História Cómica

Certa altura, o príncipe Esterházy, da Hungria, reteve, contra todas as expectativas, a orquestra de Haydn no seu castelo mais tempo que o previsto.

Nada de anormal seria notado, não fosse o facto de a maioria dos músicos ter casado há pouco tempo e desejar ir ter com as respectivas esposas. Ora, isto era algo que Haydn compreendia perfeitamente, pois há que dar uso ao instrumento – que em caso de má utilização é propicio ao aparecimento de ornatos que não os da pauta musical - para que os seus músicos se sentissem mais “leves” e sem a preocupação de terem a cama quente ao chegarem da tournée.

Escreveu, pois, uma sinfonia em que um instrumento após outro emudece, os músicos apagam as velas, metem os instrumentos debaixo do braço e desaparecem.

O príncipe Esterházy compreendeu a alusão da “Sinfonia dos Adeuses” e, no dia seguinte, deixou ir os orquestrantes para casa.

Etiquetas: ,