Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

sábado, dezembro 22

Órgãos do Barroco na Cidade Invicta

São objecto específico deste trabalho os órgãos de tubos da época barroca que ainda existem nas Igrejas da cidade do Porto – a Cidade Invicta. São vários os templos de culto católico do período barroco existentes na cidade, mas apenas subsistem nove órgãos construídos antes de 1750. Alguns destes magnos instrumentos musicais estão instalados em Igrejas construídas num período anterior ao Barroco português (finais do século XVII, finais do século XVIII), mas a origem destes órgãos situa-se entre o início do século XVII e a primeira metade do século XVIII.
Ainda que na cidade do Porto subsistam muitas Igrejas daquele período, possuindo a maioria órgãos de tubos, muitos desses instrumentos foram construídos posteriormente, substituindo, em muitos casos, órgãos mais antigos, dos quais não restam senão menções em documentos históricos.
A arquitectura barroca portuense está marcada por Nicolau Nasoni (1691-1773). Este artista é o mais significativo dos arquitectos do Barroco na cidade Invicta, sendo o ex libris da cidade – a Torre dos Clérigos – da sua autoria.
Deste período não foram encontrados registos de compositores ou obras musicais portuenses, o que não quer dizer que não tenham existido, mas sim que não estão catalogados ou que terão desaparecido.

Etiquetas: , ,