Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

sexta-feira, setembro 28

Um tributo a Maria Malibran

Maria Malibran (1808-1836) foi a primeira mulher na história da música a ser super estrela. A sua carreira terminou abruptamente com a sua morte, aos 28 anos. Musa para os mais importantes compositores de ópera do século XIX, foram muitos os que escreveram óperas a pensar na sua voz, já que, segundo relatos da época, ela era uma mezzosoprano possuidora de uma extensão vocal invulgar.
Em homenagem a Maria Malibran, Cecília Bartoli – também ela uma mezzosoprano de uma força vocal impressionante - canta obras do repertório da cantora, incluindo algumas árias compostas pela própria Malibran.
Maria”, mais que um disco, é um documento interessante. Neste fonograma, Cecília Bartoli interpreta árias de Pacini, Persiani, Mendelssohn, Hummel, Bellini, Rossi e Halevy. Rossini está ausente porque, provavelmente, Cecília Bartoli já tem registos discográficos com obras deste compositor.
Um vídeo e vários excertos do disco podem ser escutados na página de Cecília Bartoli.

Etiquetas: ,