Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

quinta-feira, outubro 4

A busca pela captação e reprodução perfeita do som é uma utopia que tem inúmeros seguidores. Tanto da parte de consumidores (os chamados audiófilos), assim como da parte de produtores e (alguns) músicos. Muitas etiquetas discográficas têm formas de registo áudio diferente das grandes editoras, preocupando-se mais com a qualidade sonora do que com as vendas.
A M.A. Recordings é uma etiqueta que produz discos cuja preocupação é a de capturar o som de forma a que o produto final seja o mais fiel possível ao momento em que foi gravado.
O disco M.A on SA é um disco híbrido (CD e SACD) que reúne obras de vários artistas representados pela editora e onde a qualidade sonora é o factor a ter em conta e onde é possível encontrar faixas executadas pelo pianista português João Paulo Esteves da Silva.
Os microfones apresentados na capa foram desenhados e construídos em exclusivo para a M.A. por Junichi Yonetani, um engenheiro japonês, e cuja descrição detalhada está no sítio da M.A recordings, assim como todo o processo e equipamento de gravação.

Etiquetas: