Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

domingo, fevereiro 4

O instrumento Musical de Benjamim Franklin

A Glass Armonica – Harmónica de vidro – foi inventada por Benjamim Franklin, em 1761, após assistir a um espectáculo em que um músico fazia soar notas musicais através da passagem de um dedo humedecido numa série de copos de cristal. O génio criativo de Franklin logo concebeu uma forma mais simples para fazer soar os copos de cristal: colocou taças de vários tamanhos - o que permitia que fosse extraídas notas com alturas diferentes - numa vareta de ferro com um volante que fazia com que estes girassem. Era nessessário molhar os dedos de vez em quando, pois era o atrito da água no cristal que fazia com que as taças vibrassem.
Este instrumento foi proibido durante algum tempo, devido ao efeito que provocava nas senhoras que desmaiavam (muito em voga no séculos XVII, XVIII e XIX) ao ouvirem soar os acordes do “Instrumento dos Anjos” – como também era conhecido. Na página do The Franklin Institute pode ser tocada uma harmónica virtual.
Tchaikowsky tinha especificado uma glass armonica para o bailado Nutcracker – Quebra Nozes – mas mudou para a Celesta antes da estreia, em 1892. O tema Dance of the Sugar Plum Fairy é aqui tocado por William Zeitler.

1 Comments:

At 17/11/07 18:35, Anonymous Anónimo said...

Entrem na comunidade do orkut
"Harmonica de vidro"....valew

 

Enviar um comentário

<< Home