Repertorium

"Blogue de notas" da unidade curricular de Análise de Fonogramas e Eventos da Licenciatura em Música variante Produção e Tecnologias da Música, da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Um Moleskine virtual cujo tema é "O mundo da música e as músicas do mundo". Orientação do Professor Mário Azevedo

quarta-feira, janeiro 2

Órgãos do Barroco na Cidade Invicta - V

Órgãos da Sé do Porto

A Catedral da Sé do porto foi sofrendo alterações com o passar dos tempos, por isso não é de estranhar que se encontrem traços de arquitectura românica, gótica, maneirista e barroca. O início da sua construção remonta ao século XII.

A igreja da Sé do Porto possui três órgãos do período Barroco: um na Capela de S.Vicente e dois na capela-mor – um do lado da Epístola e outro do lado do Evangelho.

Existem registos que já em 1537 foi efecuada uma escritura com Heitor Lobo, para execução de um órgão para o novo coro-alto e em 1540 refere-se um pequeno órgão do presépio que estaria na Capela de Nossa Senhora do Presépio. Já em 1602 existem referências documentais mencionando a existência de um órgão na galeria superior da charola, tendo em meados do século XVII sido colocado na capela-mor um órgão do lado do Evangelho tendo sido substituídos no século XVIII por dois novos órgãos da autoria do Padre Manuel Lourenço da Conceição.

Na capela-mor, os dois órgãos existentes são em talha dourada, de três castelos, com central proeminente, flautados, rematado por panejamento com cartela central em forma de coração em torno da qual se desenvolvem enrolamentos. Os castelos são delimitados por pilastras rectangulares, ornadas com motivos fitomórficos. Todo o conjunto, é encimado por fragmentos de frontão de volutas com anjos músicos, e ao centro uma mísula apoiada em enrolamentos suportando um anjo músico coroado.

Na Capela de S.Vicente existe um órgão construído em 1730, a que se atribui a autoria ao Padre Manuel Lourenço da Conceição.

Etiquetas: ,